.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
Nigerianos condenados na China na posse de passaportes moçambicanos
Nigerianos condenados na China na posse de passaportes moçambicanos

Por
MMO Notícias -

Um total de 43 cidadãos de origem nigeriana estão a cumprir penas na China por posse ilegal de passaportes moçambicanos e prática de diversos crimes.

Ainda na China, quatro moçambicanas foram encarceradas igualmente por prática de crimes diversos.

A revelação foi feita quarta-feira, em Maputo, pela Procuradora Geral da República, Beatriz Buchili, no fim da visita a instituição do primeiro vice-Procurador Geral da Suprema Procuradoria da China, Qiu Xueqiang.

Falando a jornalistas, a Procuradora Geral Adjunta, Lúcia Maximiano, disse que a visita do magistrado chinês serviu para abordar vários temas, com destaque para a prevenção e combate a criminalidade que envolve cidadãos dos dois países.

“Neste caso concreto, estiveram a analisar em que medida se pode fazer o reforço do que já existe em termos de cooperação mútua judiciária e legal, e o que é necessário ainda introduzir para melhores resultados, porque sabe-se que, em processos, muitas vezes não é fácil, tendo em conta a legislação de cada um dos países e das regras que existem de direitos internacionais”, afirmou.

Segundo Maximiano, os Procuradores discutiram ainda que meios poderão ser introduzidos, o que deve ser feito na China e em Moçambique para se obter melhores resultados na resolução desses casos criminais que envolvem os dois países.

“Na China vão ver o que é que está a levar mais tempo e aqui nós vamos buscar elementos das entidades, inclusive do Estado como Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a nossa Embaixada, para acelerar e resolver esses problemas o mais urgente possível”, referiu.

Para tal, segundo a fonte, no encontro foram aprofundados mecanismos para a elevação de acordos de cooperação bilateral como a assistência mútua legal, extradição de cidadãos nacionais e transferência de condenados.

Ainda no âmbito da visita de Qiu Xueqiang, foram discutidos aspectos relativos à capacitação e formação de magistrados, oficiais de justiça e demais funcionários da Procuradoria Geral da República com vista a combater a corrupção em Moçambique.

Folha de Maputo

Fonte: https://noticias.mmo.co.mz/2018/09/nigerianos-condenados-na-china-na-posse-de-passaportes-mocambicanos.html#ixzz5QfyeTdOF
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net