.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
Furor sobre o beijo 'repugnante' do Duterte das Filipinas
Furor sobre o beijo 'repugnante' do Duterte das Filipinas


O presidente filipino Rodrigo Duterte, condenado segunda-feira, beijou uma filipina durante sua visita à Coréia do Sul e provocou furor. (Captura de vídeo AP)

.MANILA (Reuters) - O presidente filipino Rodrigo Duterte foi condenado na segunda-feira após beijar uma mulher filipina no palco durante sua visita à Coreia do Sul, o que levou activistas indignados a considerá-lo "nojento".
.
Os comentários anteriores de Duterte sobre as mulheres, incluindo piadas de estupro e incitações para atirar em mulheres guerrilheiras na vagina, resultaram em acusações raivosas de misoginia contra ele.
.
Durante a aparição no final do domingo, diante de uma multidão maioritariamente filipina, Duterte chamou a mulher no palco e apontou para seus lábios.
.
"Vem cá! Onde está o meu (beijo)", disse Duterte, instruindo-a a explicar ao marido - depois de saber que ele não estava na plateia - que eles estavam se engajando em uma "piada".
.
"Não leve isso a sério. É apenas por diversão, um truque", disse Duterte mais tarde à multidão, que na maior parte gritava em aparente aprovação.

.Mas o partido político dos direitos da mulher, Gabriela, denunciou em um comunicado que Duterte "perverteria sua maneira de voltar às suas críticas".
.
"Gabriela vê o recente beijo do Presidente Duterte de uma filipina migrante durante seu encontro com os filipinos (trabalhadores) ... como a teatralidade repugnante de um presidente misógino que se sente no direito de humilhar, humilhar ou desrespeitar as mulheres de acordo com seu capricho" acrescentou.
.
Duterte lutou publicamente com mulheres poderosas que criticavam sua repressão a narcóticos e registros de direitos humanos.
.
Ele rotulou a cabeça do antigo poder judiciário da nação, Maria Lourdes Sereno, um "inimigo" antes que seus colegas da Suprema Corte a demitissem no mês passado.
.
A senadora Leila de Lima, crítica de Duterte, está atrás das grades por acusações de que ela é politicamente motivada depois de brigar com o presidente.
.
Neste caso, a mulher não identificada disse à agência estatal de notícias filipina Philippine News em uma entrevista que "não houve malícia" em relação ao que o presidente fez.

.Duterte, que tem uma filha por seu atual parceiro depois de se separar de sua esposa, é muito popular em casa, mas irritou muitos filipinos por seus supostos comentários misóginos.
.
Na campanha das eleições presidenciais de 2016, Duterte provocou polémica sobre os comentários feitos sobre o estupro e assassinato de um missionário australiano durante uma rebelião na cidade de Davao, no sul do país, em 1989, quando ele era o prefeito.
.
"O que me ocorreu foi que eles a estupraram em grupo", ele disse então. "Eu estava com raiva porque ela foi estuprada. Mas ela era tão bonita que o prefeito deveria ter sido o primeiro. Que desperdício."
.
Em Fevereiro deste ano, ele disse a um público local que as mulheres estrangeiras não o atraíam porque tinham um "odor estranho" diferente das Filipinas, que eram "perfumadas".
.
Um dia depois, ao se encontrar com um grupo de ex-rebeldes comunistas, Duterte brincou que ele teria ordens específicas de como as forças armadas tratariam as guerrilhas.
.
"Não vamos matar você. Vamos apenas atirar em sua vagina para que, se não houver vagina, seja inútil", disse ele.
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net