.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
Jatos do Reino Unido disparam contra base síria em 'ataque limitado e direcionado'
Jatos do Reino Unido disparam contra base síria em 'ataque limitado e direcionado'

.
Londres, Reino Unido - Jatos britânicos dispararam mísseis contra uma base militar síria suspeita de conter ingredientes para armas químicas no sábado, na primeira ação militar britânica contra o regime do presidente Bashar al-Assad.
.
A primeira-ministra Theresa May disse que a "greve limitada e direcionada" faz parte de uma ação conjunta com a França e os Estados Unidos em resposta à mais recente alegada atrocidade às armas químicas da Síria.
.
"Não há alternativa viável ao uso da força para degradar e impedir o uso de armas químicas pelo regime sírio", disse May em um comunicado televisionado.
.
"Não se trata de intervir em uma guerra civil. Não se trata de mudança de regime.
.
"Trata-se de uma greve limitada e direcionada que não agrava ainda mais as tensões na região e que faz todo o possível para evitar mortes de civis", disse ela.
.
May disse que "um conjunto significativo de informações, incluindo informações", apontou para a responsabilidade do governo sírio por um suspeito ataque químico em Douma no último sábado.
.
Ela disse que os ataques "mandariam um sinal claro para qualquer um que acredite que pode usar armas químicas com impunidade".
"Esta é a primeira vez como primeiro-ministro que tive que tomar a decisão de cometer nossas forças armadas em combate - e não é uma decisão que tomei de ânimo leve."Fiz isso porque julgo que essa ação é do interesse nacional da Grã-Bretanha", acrescentou ela.
.
- 'Planejamento de meta meticuloso' -
.
O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha informou em comunicado que quatro jatos Tornado britânicos dispararam mísseis Storm Shadow na base a 24 quilômetros a oeste de Homs às 01:00 GMT.
O ministério disse que a instalação era "uma antiga base de mísseis ... onde o regime é avaliado para manter os precursores de armas químicas".
.
"As indicações iniciais são de que a precisão das armas da Shadow Shadow e o planejamento meticuloso do alvo resultaram em um ataque bem-sucedido", afirmou.
.
"Uma análise científica muito cuidadosa foi aplicada para determinar onde melhor mirar as Sombras de Tempestades para maximizar a destruição dos produtos químicos armazenados e minimizar quaisquer riscos de contaminação para a área circundante.
.
"A instalação que foi atingida está localizada a alguma distância de qualquer concentração conhecida de habitações civis, reduzindo ainda mais esse risco", acrescentou.
.
O secretário de Defesa, Gavin Williamson, disse no comunicado que os ataques foram uma resposta "legal e proporcional" ao uso de armas químicas pelo regime sírio.
.
May realizou uma reunião do gabinete de emergência para discutir possíveis ações na quinta-feira e houve pedidos para que o parlamento britânico fosse consultado antes de qualquer ataque aéreo.
.
As pesquisas nos últimos dias mostraram uma cautela pública da intervenção militar na Síria, com a Grã-Bretanha ainda assombrada por sua participação na invasão do Iraque liderada pelos EUA.
Uma pesquisa YouGov no The Times realizada esta semana descobriu que 43 por cento dos eleitores se opunham a greves na Síria, com 34 por cento inseguros e apenas 22 por cento de apoio.
.
Legisladores britânicos votaram contra a retirada de militares contra Damasco em 2013, no que foi amplamente visto como uma afirmação da soberania parlamentar sobre o uso da força.
Mas eles apoiaram a ação no Iraque no ano seguinte, e novamente na Síria em 2015, limitando estritamente as greves aos alvos do grupo do Estado Islâmico (IS).
.
A Grã-Bretanha continua a apoiar a coalizão liderada pelos EUA contra jihadistas do EI no Iraque e na Síria, e realizou mais de 1.700 ataques.
.
O líder trabalhista Jeremy Corbyn acusou na sexta-feira o governo de "aguardar instruções" do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o que fazer com a Síria.
.
"Além disso, a intervenção militar do Reino Unido na guerra multifacetada da Síria arrisca a escalada de um conflito já devastador", disse ele. Fonte: AFP
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net