.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
THE BATLLE OF CUITO CUANAVALE CONFERENCE AT THE CAHATHAN HOUSE, LONDON

On March 23, 2018 a conference was held from the Angola British Forum in partnership with the Angolan Embassy and the Angola Defence Attaché in UK.
Is was agreed by all the parties involved in the battle of Cuito Cuanavale, that there were no officially recognised winners and all the parties believed a compromise agreement was the important for everyone’s best interest. This therefore meant that no side had won the battle neither did any side take or declare victory from the battle that had taken place.

Tradução
CONFERENCIA SOBRE A BATALHA DO CUITO CUANAVALE NA CHATHAM HOUSE EM LONDRES

A 23 de março de 2018, realizou-se uma conferência do Fórum Britânico de Angola em parceria com a Embaixada de Angola e o Adido de Defesa de Angola no Reino Unido.

Foi acordado por todas as partes envolvidas na batalha do Cuito Cuanavale, que não houve vencedores oficialmente reconhecidos e que todas as partes acreditavam que um acordo de compromisso era o mais importante para o interesse de todos. Isto significou, portanto, que nenhum lado havia vencido a batalha e nenhum dos lados assumiu ou declarou a vitória da batalha.

Fim de tradução

------
Entenda-se, assim, que este impasse militar, verificado no teatro das operações militares do Cuito Cuanavale, levou a aplicação da política do “linkage”, de inspiração americana, defendida por Chester Crocker que obrigou a retirada das forças cubanas de Angola, em simultâneo com as forças sul africanas da Namíbia, ao mesmo tempo que em Angola, iniciarem-se as negociações directas entre a UNITA e o governo angolano que conduziram a assinatura dos Acordos de Bicesse. Com estes acordos abriu-se uma nova página na história de Angola, com a adopção do multipartidarismo e com a realização de eleições gerais em 1992.

Perante esta verdade histórica, insofismável, defendo que o Memorial do Cuito Cuanavale seja despartidarizado e transformado num Monumento Nacional para se honrar com dignidade a memória de todos os soldados angolanos, das FALA e das FAPLA, tombados nos campos das batalhas do Cuito Cuanaval.
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net