.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
O dia mundial da paz que hoje é celebrado -- Por Alcides Sakala
O dia mundial da paz que hoje é celebrado, é uma oportunidade de reflexão sobre os desafios da construção da paz mundial, que parece ainda um sonho, uma utopia, numa altura em que se multiplicam os focos de tensão e de conflitualidade mundial, particularmente no Medio Oriente e no nosso continente, bem como os actos de terrorismo internacional.

Nessas regiões do globo, minadas pelo fundamentalismo, pela falta de liberdade e de democracia, e pelas questões históricas mal resolvidas, as crises, a violência e as guerras tornaram-se endémicas, com consequências devastadoras para as respectivas populações que fogem dos seus efeitos, o que tem originado fortes movimentos migratórios, refugiados e pobreza extrema.

O alerta do SG das Nações Unidas sobre os problemas da paz e da segurança mundiais deve, de facto, mobilizar a consciência mundial, bem como os homens de boa vontade dos Estados, Nações e governos para se envidarem esforços para a construção da paz nacional e mundial.

No caso específico de Angola, calaram-se, de facto, as armas em 2002 depois de décadas de uma guerra fratricida, da qual se devem tirar lições.

Nesta perspectiva e nas circunstâncias actuais, o grande desafio consiste, assim, no meu entender, na capacidade das elites nacionais de construir a paz, enquanto processo que tem de ter como alicerce o diálogo, a reconciliação nacional efectiva, a justiça social e a vontade de se viver juntos.

Só assim poderemos transformar o calar das armas em paz social e dar a nossa contribuição para a construção da paz mundial.
— em Cidade do Huambo, próximo ao mercado da Alemanha, Criança tira água do poço.
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net