.
Contacto |  Iniciar |  Impressum |  Google Translator:      
Blogueiro no Vietname encarcerado por 7 anos por denunciar derramamento de lixo tóxico em rio
Blogueiro no Vietname encarcerado por 7 anos por denunciar derramamento de lixo tóxico em rio.


Nguyen Van Hoa (centro) em julgamento na província central de Ha Tinhi, no Vietname, na segunda-feira. (Cong Tuong / Agência de Notícias do Vietname via AP)

.
HANOI: um tribunal do Vietname encarcerou um blogueiro na segunda-feira por sete anos para "dirigir propaganda contra o estado", a última ação contra um crítico do Estado de partido único.
.
Nguyen Van Hoa, 22, aumentou a proeminência após um derramamento de lixo tóxico de uma usina siderúrgica construída pela unidade vietnamita Formosa Plastics Corp de Taiwan, que poluiu mais de 200 quilômetros de costa, provocando protestos raros no país governado pelo Partido Comunista.
.
Apesar das reformas econômicas abrangentes e da crescente abertura à mudança social, incluindo os direitos dos homossexuais, lésbicas e transgêneros, o Vietname mantém uma forte censura na mídia e seu governo não tolera a crítica.
.
Nos últimos meses, as autoridades intensificaram as medidas para silenciar as críticas, cujas vozes em vários assuntos foram ampliadas pelas mídias sociais em um país que está entre os 10 melhores do mundo pelos usuários.
.
O tribunal popular da província de Ha Tinh disse em seu site que Hoa foi declarado culpado de propaganda contra o estado. Ele disse que Hoa produziu vídeos para solicitar protestos após o derramamento.

Nem Hoa nem um representante legal ou familiar estavam disponíveis para comentários. Hoa foi preso e processado em abril por publicar conteúdo anti-governo.
.
O incidente de Formosa, um dos piores desastres ambientais do Vietname, é um tema sensível para o governo, uma vez que equilibra a estabilidade política, a proteção ambiental e o investimento estrangeiro, um dos impulsionadores do crescimento econômico.
.
O governo disse que vai processar manifestantes de Formosa identificados por "causar desordem pública". Outro crítico do derrame da siderugia de aço, Nguyen Ngoc Nhu Quynh, conhecido como "Me Nam" (Mushroom Mãe), recebeu um prazo de 10 anos para publicar propaganda contra o estado.
.
Um proeminente advogado de direitos humanos que representou Quynh, disse na segunda-feira que a Federação de Bar na província de Phu Yen revogou sua licença para praticar.
.
"O governo não quer que eu trabalhe mais como advogado porque eu tenho defendido pessoas pobres, pessoas injustamente acusadas ... casos sensíveis no Vietname", disse o advogado Vo An Don à Reuters.
.
Don disse que não seria capaz de defender Quynh na audiência de recurso. A Reuters não pôde chegar imediatamente à Federação de Bar ou às autoridades do governo para comentar o caso.
Deixar um comentário
Ponto-final reserva a si o direito de não publicação de comentários que firam os principios da boa convivência .

Que envolvam calúnia , ofensa , multiplicidade de nomes para o mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal.

Somos um espaço público e colectivo , apelamos ao respeito para bem estar de todos nós.





Ponto-Final.net