JOÃO B.KUSSUMWA UM EXEMPLO DE BOA GOVERNAÇÃO NO HUAMBO

PARABÉNS JOÃO BAPTISTA KUSSUMWA, o Professor e nosso bom Governador, humilde, descomplexado, no Huambo o ar está a deixar de ser fétido e purifica-se novamente... Mas aqui gostaria sugerir que comece a asfaltar os bairros e a reparar alguns pontecos dos riachos....

1- há uma ponte comida pela ravina na Chivela bem na entrada do mercado da Alemanhã por via "kalumenhe e yamba-yamba".

2-há uma estrada terciária do Kapango e passa pelo estaleiro da Monte Adriano e vai para centralidade do aeroporto atravessando o cemitério do são luís invadido pelas casas.

3-temos outra estrada terciária que passa pelo triângulo e separa são luís com o bairro da shoprite.

4-temos as estradas todas do Sassonde sobretudo a via principal que liga Sassonde com Camussamba atravessando um riacho cuja ponte está partida.

5-temos esta estrada das cacilhas que vem do mercado das cacilhas passando pelo ex-campo do Mambroa, separa o eucalipto com a TRAPA e vai até Fátima Suburbana aí perto do aeroporto para além das ruas do bairro da fátima praticamente intransitaveis

6-Temos a estrada que vem do palacio e vai para cambiote passando pela floresta da sacahala e campus universitário ja inaugurado e as aulas ainda não são assistidas lá ha 5 anos.

7-O parque zoologico do Huambo as obras pararam desde o tempo do Muteka, destruiram o que lá estava e não fizeram coisa nova.

8-O Campo desportivo do Mambroa foi destruido pela empresa Omatapalo para erguer outro mas agora precisa ser reactivada a obra e terminar o campo de futebol mais importante da província.

9-há uma estrada terciária da Chiva que atravessa a Chiva pela estrada da Faculdade de Ciencias Agrarias, passando pela Chiva, passando pelo São Bartolomeu e desemboca na Bomba Alta, junto ao Centro ortopédico deve ser asfaltada a mesma tem 1 riacho que precisa uma ponte.

10- A lagoa do mercado precisa ser terminada para devolver beleza apagada desde o tempo colonial.

11-As águas do Jardim da cultura unico sitio que bombeava água em toda a província parou de jorrar desde 2014; havia no meio do jardim uns autofalantes tocando música e isto parou também. Tente ver se é possivel recuperar.

12-O Museu da Provincia do Huambo precisa obra e apetrechamento.

13-a estrada do Santo-Antonio passando pelo comando da frente centro, passando por Ngongowinga, atravessa o rio kunhoñgãmwa passa atrás do Monte Sumy e sai antes do Km25 precisa asfalto 13-algumas estradas do Kalobrinco estão muito esburacadas e a ponte do riacho do Calundo, entrando por Calumenhe à esquerda e sai pela escola antes da praça da Alemanha na ponte também referida aqui.

14-Estrada que liga a cidade do Huambo com o municipio de Chicala Chilohanga por via Missão Católica do Cuando, passando por Sachitemo-Sambo e passa pelo sector de Kangombe, e sai exactamente na sede municipal de Chicala Cholohanga pelo lado do Compão no Bairro 27.

15-a estrada que liga o Huambo com o Kwanza-Sul pela Luvemba no Bailundo, passando por Santa-Cruz, Calombeu, Kululu-Henge e vai para Wakukungo(kwanza-Sul)

16-A estrada que sai na sede municipal do Longonjo para comuna da Chilata está mal pode se terraplanar ou asfaltar mesmo.

17-a Estrada que liga a Comuna do Cuima até a Comuna da Catata passando pelo rio Calai e Cuando separando Huambo com Huila pelo Cusse está esburacada.

18-a estrada que sai do Ngove para Chipindo (Huila, a parte do Huambo tem mais ou menos 50 km até ao Rio Cunene onde tem a ponte metálica. está muito esburacado.

19-a Zona turística da Ilha dos Amores o asfalto só termina na Vila Flor (Ecunha) mas a frente passando pela Missão Catolica do Chipeio até o Morro Moco (umas das 7 maravilhas de Angola), não tem asfalto.

20-a Estrada que liga a zona do aeroporto e a Comuna da Calima e vai até a ponte do Rio Cunene pela Ngandavila o asfalto só termina na nova centralidade do aeroporto.

21-a Comuna da Chipipa se liga à Comuna do Mbave e a estrada está esburacada.

22-A estrada que liga a sede municipal do Katchiungo até a comuna da Chinhama está muito esburacada. Estas são algumas dicas para o Novo Governador do Huambo.


Como os seus acessores e subordinados são meus amigos aqui no facebook então copiem e entregue este meu recado. Porque se isto não se fizer agora, quando voltar aqui vou criticar e depois não digam que falei mal....é por isso que pago a taxa e outros impostos...




Por : Angelo Da Conceição Kapwatcha
UNITA VAI PROCESSAR GOVERNANTE POR CORRUPÇÃO ELEITORAL

O Secretário-geral da UNITA garantiu, sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017, em Luanda, que o seu partido vai processar a governadora da Lunda Sul e o administrador municipal de Ambaka, no Kwanza Norte, Cândida Narciso e Victor Abdenegro Queita, respectivamente, por pratica de corrupção eleitoral, previsto e punível nos termos do artigo 193º da Lei eleitoral.

“Quero apresentar-vos o Senhor Franco António da Maria, Secretário Municipal da UNITA do Saurimo, Província da Lunda Sul, e o Senhor José Domingos, Secretário Municipal da UNITA de Camabatela, Província do Kwanza Norte. Estes dois cidadãos foram vítimas de corrupção eleitoral da parte da Direcção do MPLA e de membros da Administração local do Estado, que respondem política e institucionalmente perante o Presidente da República”, denunciou, reforçando que vieram a Luanda apresentar as provas que possuem de que a campanha de propaganda de inspiração neocolonial que procura transmitir a ideia de uma erosão de militantes nas fileiras da UNITA encerra objectivos fraudulentos fáceis de discernir.

Segundo Franco Marcolino Nhany, os corruptores são a Senhora Governadora e Primeira secretária do MPLA na Lunda Sul, a Dra. Cândida Narciso e o Senhor Victor Abdenegro Queita, Administrador Comunal e Primeiro Secretário do MPLA em Luinga, Município de Ambaka.

“Estes agentes corruptores são dirigentes do Estado e do Partido que está a organizar e executar o registo eleitoral. Estão a agir, certamente, no quadro de uma directiva ou uma estratégia concebida e aprovada pelo MPLA, a estratégia da corrupção eleitoral”, acrescentou, sublinhando que o seu partido vai participar o caso ao Ministério Público e solicitar a suspensão de funções de figuras envolvidas, em obediência ao do artigo 204.º do Código Penal segundo o qual “Aquele que em uma eleição comprar ou vender um voto por qualquer preço será suspenso de todos os direitos políticos até 10 anos, e pagará uma multa do dobro”.

Nos termos do artigo 193.º da lei n.º 36/11 (Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais), “aquele que, para persuadir alguém a votar ou a deixar de votar em determinada candidatura, oferecer ou prometer emprego público ou privado ou qualquer vantagem patrimonial a um ou mais eleitores, ainda que por interposta pessoa, mesmo que as coisas oferecidas ou prometidas sejam dissimuladas a título de ajuda pecuniária para custear despesas de qualquer natureza, é punido com pena de prisão de dois a oito anos e multa de Kz. 250.000,00 aKz. 1.500.000,00”.
A VERDADE SOBRE ISAÍAS E ABEL NA POSSE DE TRUMP

estavam na Rua a assistir de longe a tomada de posse ou não?
a foto parece montada diz uma fonte.

Jornal OPAÌS decreve que:

Duas fotografias postas a circular na Internet, uma de Isaías Samakuva nos estúdios da Voz América e outra de Abel Chivukuvuku numa rua de Washington, que este não reconhece como autêntica, criaram na “blogosfera” um debate sobre se ambos teriam estado de facto na investidura de Donald Trump.

A meio da semana passada, o presidente da UNITA e o presidente da CASA-CE foram citados como tendo sido convidados e sendo por isso os únicos políticos angolanos que haveriam de estar presentes no primeiro grande evento do ano. Jardo Muekália, antigo representante da UNITA em Washington e a quem está confiada a agenda do líder da UNITA na capital norte-americana, disse ao OPAÍS que o seu presidente esteve na Voz da America na altura da cerimónia de investidura de Donald Trump onde participou num programa relacionado com o facto. Convidado por três conhecidos grupos de pressão de pendor conservador, nomeadamente, Faith, Freedom and Future Freedom Alliance, e Family Resource Council, Isaías Samakuva fez o seu “road show” em consultas com este grupos e nas chamadas “Inaugural Balls”, nome dado às recepções que marcam a investidura de um novo Presidente.

Residente em Washington há mais de 25 anos, Jardo Muekalia, vê o mérito desta visita no trabalho de sapa que aconteceu antes e depois da investidura. “Temos feito contactos com organismos que depois vão fazer o landscape e o networking junto da nova Administração”. Jardo Muekália também tem em boa conta consultas com membros do American Council for National Policy assim como com o Grover Norquist, fundador da influente ATR, American For Tax Reform. “Criamos as bases para futuras acções. Este é o maior propósito desta visita.” Concluiu Jardo Muekalia.

Chivukuvuku

Abel Chivukuvuku faz a mesma interpretação que Jardo Muekália. Mas, à cautela, não só diz que esteve na investidura de Trump, como não reconhece a fotografia que circula na redes sociais a qual sugere que acompanhou o evento, na rua. “Eu não estive na tribuna principal. Estive numa das laterais, ali mesmo no patamar do Congresso”. À hora da entrevista com OPAÍS, Abel Chivukuvuku ainda não tinha visto a fotografia que o identifica como “mais um” em Washington.

“A descrição que foi feita da fotografia, não corresponde àquilo que eu vestia”. Diz o mesmo em relação a uma fotografia na qual um jovem identificado como sendo seu filho, aparece a exibir de forma ostensiva, maços de dólares, algures em Las Vegas.

Tal como Jardo Muekália, com quem partilha o facto de ter vivido vários anos em Washington, cidade na qual diz ter muitos amigos, o presidente da CASACE entende que o mais importante são os resultados. “Não vim a Washington apenas para assistir a tomada de posse de Donald Trump.

É importante ajudar a formular uma política para Angola. Isto faz parte da minha agenda. E eu sei com quem devo falar”. A circunstância de tal como Isaías Samakuva também ter sido convidado pelo American Council for National Policy e pela Faith Freedom and Future, não implica, segundo ele que tenham a mesma agenda.

“Temos programas diferentes, até porque somos organismos diferentes”. Abel Chivukuvuku diz que manteve consultas interessantes em duas grandes recepções de que tomou parte. A parte crucial da visita começa esta Segunda- feira e vai até Quarta, último dia. “Será a oportunidade, para, por onde passarmos, deixarmos a mensagem que nos trouxe aqui”. O líder da CASA-CE parece muito seguro daquilo que quer dizer nos sítios por onde vai passar.

“É preciso garantir que em 2017 haja eleições livres, justas e transparentes e que isso responda a uma vontade expressa pelo próprio Presidente da República.” Ele entende que eleições livres, justas e transparentes pressupõem “liberdade de imprensa, de expressão e organização material das eleições de forma transparente”. A este ponto Abel Chivukuvuku acrescenta um apelo aos Estados Unidos e a outras nações (ocidentais) a instalem em Angola estruturas específicas para acompanhar as eleições. “Se o Governo não tem nada a esconder, não tem que temer”


lusa.
SOBRE O 1° DEBATE ZIMBO DE 2017.

não pretendo analisar os elementos substanciais do debate, pois, para mim, os formais falaram mais alto. É assim que olho para a postura e compostura dos intervenientes, pese embora queira falar com algum destaque a duas figuras!

1° Ismael Mateus, clarificou duas das grandes preocupações da <> como ele mesmo fez questão de chamar. Duas que se circunscrevem nos factos bajulação e "revus" que, bem dito, não têm nada a ver com correntes doutrinárias, mas sim, com aqueles que preferem defender o indefensável.

Por outro lado, Ismael falou da actuação dos juristas que pensam fazer tudo e mais alguma coisa e no fim ficam nas asneiras. Duas opiniões com as quais me revejo, particularmente e por isso entendo que, mais uma vez, o ilustre Professor esteve muito bem.

2° O jovem Gildo Matias José, por sinal alguém da minha geração, salvo melhor opinião, teve uma participação aceitável, no todo. Digo aceitável nos seguintes termos:

a) Gildo, é daqueles jovens que num passado recente perfilou na lista dos defensores do indefensável e por isso mereceu a presença na lista dos "bajus" que, repito, por demérito próprio ou dos conselheiros, caso tenham existido!

b) Algum tempo depois, Gildo terá percebido e/ou sido aconselhado (presumimos) que o caminho da honestidade intelectual, da humildade, da coragem, do patriotismo não passava por aí, pois, passou e pelo que vimos no debate, a "pensar com a sua própria cabeça".

Entendo, respeitando melhor opinião, que Gildo percebeu que a Presidência da República, os Ministérios, os Bancos Públicos e outras instituições públicas não passam a semelhança de um ou outro Partido que possa formar o Governo e seus membros. Aliás, mudam-se estes e os funcionários continuarão, fundamentalmente os de base como é o seu caso.

3° Não quero me pronunciar sobre o desempenho dos outros intervenientes porque defendo que os Deputados não me representam e seria de mau tom olhar para o que fizeram ou deixaram de fazer os dois presentes, representando MPLA e CASA-CE, respectiente.

4° Quanto ao Alberto Cafussa, nada direi sobre a sua "actuação" porquanto não me revejo na forma demasiadamente doutrinária com que debate situações reais.

Esta é a minha análise sibre o Debate Zimbo, desta terça-feira, 10/01/2017.

VASCO DA GAMA
vascot70@hotmail.com
 | 
Google Translator:      
+++ HOT NEWS +++ HOT NEWS +++ HOT NEWS +++
POLÍTICA
OPINIÃO
SOCIEDADE
ACTUALIDADE
Oposição na Guiné Equatorial condena decisão de acolher DITADOR da Gâmbia
23 Janeiro
Tchize Dos Santos a dúbia ( Duvidosa ) que nem ao Diabo convence
22 Janeiro
Funcionários Bancários vangloriam-se por enganar clientes.
23 Janeiro
A Resposta vinda do Gueto para a mijona filha de JES !
23 Janeiro
Se o governo não muda de comportamento somos forçados a mudar de governo - Por Felix Miranda
22 Janeiro
"Um discurso para o povo americano", diz Samakuva sobre a posse de Donald Trump
22 Janeiro
Montagem barata , cuidado com as armadilhas digitais , diz João Alves
22 Janeiro
Máfia no registo eleitoral em Angola continua sob proteção da policia e serviço secreto
23 Janeiro
Foram mesmo convidados ou deram uma de patos na tomada de posse de Trump ?
22 Janeiro
Em relação ao presidente Trump ,Haja um pouco de paciência para vermos a tendência por ocasião dos famosos 100 dias pelo menos!
21 Janeiro
A Luta solitária e penosa dos lesados de Bem-Morar - Por Ilidio Manuel
20 Janeiro
Crime puro nas cadeias angolanas , agoram torturam e depois levas as presas na psicatria e depois dão -lhes medicamento para não falarem o que passam
23 Janeiro
UNITA Na Huíla faz abertura do ano político eleitoral
21 Janeiro
Parabéns Rafael Marques por mais um tão merecido prémio
20 Janeiro
O jovem na foto, chama-se Manuel Daniel, é alvo de intolerância política
20 Janeiro
Angola : Segurança dispara em protesto por estar há mais de seis meses sem salário
22 Janeiro
Isaias Samakuva é o escolhido de Trump em memória do seu amigo Jonas Savimbi, para participar da sua tomada de posse
20 Janeiro
O Reverendo e Teólogo Antunes Huambo (também administrador de um município no Cuando Cubango) não passa de um barra botas
18 Janeiro
Baronesa do Kilamba quase safa , onde a justiça é uma farsa o crime compensa , Procuradora inventa “engenharia” para
20 Janeiro
Durante sua estadia nos Estados Unidos Ámerica ( EUA ) Abel Chivukuvuku vai manter fortes contactos com a nova administração da casa branca , até 25 do mês em curso
20 Janeiro
Rafael Marques vence prémio de direitos humanos no Canadá
20 Janeiro
"Reverendo" Antunes Wambu: é caso para Reflexão! Reflexão e não Precipitação!
18 Janeiro
Vice Presidente de Angola , Manuel Vicente desaparecido
19 Janeiro
Portugal: As suspeitas de desvios de fundos no sector de saúde da embaixada de Angola - Marcos Baptista
19 Janeiro
 
Impressum